top of page

70 Anos da Obra Nazarena

O TEMPLO JESUS NAZARENO, uma organização religiosa, única idealizada e criada pelo Mestre de Esteio, tem por finalidade o estudo teórico e prático de todos os fenômenos relacionados à Doutrina Cristã, baseado fundamentalmente no Novo Testamento, sob a interpretação mística e alheia a questões políticas ou quaisquer outras que estejam em desacordo com os princípios de Doutrina Cristã.

OSWALDO JESUS VIEIRA – MESTRE DE ESTEIO

ERONDINA BRAGA VIEIRA – ESPOSA DO MESTRE

HISTÓRIA

Em 1952, brilhou no céu deste planeta uma estrela portentosa, profetizada por Jesus. Quando aqui esteve: “MESTRE DE ESTEIO”, Sr. Oswaldo Jesus Vieira acompanhado de sua Esposa Senhora Erondina Braga Vieira, idealizador e fundador do TEMPLO JESUS NAZARENO”. E tem por lema: “PAZ, AMOR E FÉ”.

O Templo Jesus Nazareno nasceu, precisamente aos 25 dias do mês de dezembro do ano de 1952, em um chalé de madeira, no início da antiga Rua São Lourenço, nº 92 (hoje Rua Pedro Lerbach) cujas dimensões acanhadas permitiam que comportasse somente 18 pessoas.

Assim, este autêntico e carismático Servo de Deus, iniciou sua Obra Redentora em sua residência.

Estendia suas mãos em nome de Jesus e muitos feitos milagrosos realizava, curando enfermos que a ele buscavam sequiosos de um alívio.

E rogava à Deus, que emanava do alto bençãos espargindo fluídos que muitos buscavam com garrafinhas de água e colocavam a frente do Mestre para usarem como alívio para seus males e ficavam curados com água fluída.

Impulsionada pela veracidade das curas que se somavam aos milhares, cresceu estupendamente, até que, no ano de 1954, foi registrada em Cartório de Imóveis, com um prédio com capacidade para 150 pessoas.

Em 1956 foram adquiridos dois terrenos, mediante a valiosa colaboração dos sócios e frequentadores.

Até chegar o dia 08 de dezembro de 1957, que foi inaugurada a matriz do “TEMPLO JESUS NAZARENO”,localizada na rua Pedro Lerbach, 379, em Esteio, que leva como lema: “PAZ, AMOR E FÉ"

Neste dia emocionante, fiéis fervorosos e emocionados formaram uma “Ala Branca” desde o Templo pequenino até o Templo grande.

Transportados pela carrocinha do seguidor dedicado Senhor Manoel Freitas Chaves, que vem trazendo este nobre casal o Mestre e sua Esposa para inaugurar a este Templo grandioso capaz de nos abrigar de todo mal que venha querer nos banir.

Chegando o Mestre é recebido calorosamente, e, ali, naquele momento de imensa alegria e enlevo Espiritual, diz o Mestre:

“Este Templo não é meu, é nosso, é vosso e de todo que aqui afluírem.”

Por gratidão e muito amor a este servo de Deus, sócios adquiriram mais terrenos, tudo por doações espontâneas, onde então iniciou a construção do prédio com a finalidade de um colégio para os filhos dos frequentadores. A Escola Particular Jesus Nazareno funcionou de 1961 a 1964.

E hoje nas dependências do prédio acontece as Reuniões de Diretoria, Reunião das Crianças Nazarenas, Reunião da Mocidade Nazarena.

Aqui também podemos apreciar a construção do pavilhão, onde seguidores dedicados colocando o telhado de capim santa-fé.

As comemorações do “Templo Jesus Nazareno” passaram acontecer neste pavilhão, onde o Mestre o denominou de “PARQUE AUSPICIOSO PARA GOZO ETERNO”.

O Mestre e sua Esposa sendo aplaudido numa noite de Natal quando entrava no Parque para dar início a maior Festividade da face da Terra que é o Natal de Jesus.

No Parque ocorre até os dias de hoje o tradicional Almoço de Confraternização da Família Nazarena, todos os primeiros domingos de cada mês.

Também é realizada a distribuição de doces e refrigerantes para crianças no Dia da Páscoa, Dia das Crianças e Natal.

A Família Nazarena homenageia o Mestre e sua Esposa com um bolo em formato de um livro. Ele preocupado em deixar para nós a interpreta o Evangelho de Jesus que são os seus ensinos, escreveu três livros.

O Templo Jesus Nazareno possui onze Templos Filiais distribuídos no interior do Estado do Rio Grande do Sul.

Durante o trabalho de Evangelização do Mestre era de costume realizar caravanas para os Templos Filiais, aqui mais uma dessas romarias para o Templo Filial de Palmares de Sul, lotou 15 ônibus de nazarenos para visitar a Filial.

Em 29 de dezembro de 1974, partiu nosso querido Mestre para a vida espiritual, onde foi desfrutar merecida mente dos planos siderais, habitando junto de Jesus e amparando e protegendo toda a Família Nazarena.

A Senhora Erondina Braga Vieira, nossa Mãe Espiritual, deu sequência, com força, coragem e fé que aprendeu do Mestre recebendo sua inspiração e proteção, assumindo seu primeiro culto no dia da partida do Mestre, nos dando o maior exemplo de confiar sempre e nunca desistir.

Em 10 de dezembro de 1978, partiu Dona Erondina para a Mansão Celestial.

Após o seu desenlace o Templo Jesus Nazareno continua em pleno desenvolvimento material e muito mais na parte espiritual. Como temos os seguintes Presidentes que assumiram a obra nazarena com o grande compromisso de manter a essência da Doutrina Nazarena com os princípios básicos deixados pelo Mestre de Esteio e sua Esposa, juntamente com os Discípulos Auxiliares e Diretoria.

DIRETORIA ATUAL: 2021 - 2023

Presidente: Osvaldo Freitas Moreira

Vice-Presidente: Francisco de Assis da Silva Souza

1ª Secretária: Cândida Maria Nunes Dias de Souza

2º Secretário: Lucas Augusto Nitz

1ª Tesoureira: Jussara da Silva

2ª Tesoureira: Isabel Corrêa Souza

Conselho fiscal:  1- Osvaldo de Oliveira

                                2- Breno Santos da Silveira

                                3- Celso Freitas.

O Mestre de Esteio fundador e idealizador desta obra na sublime missão que Jesus a Ele destacou, jamais nos deixará sem amparo. Ele sempre irá direcionar, determinando um a um de nós para as mais diversas tarefas, na continuação desta grandiosa obra, que na data de 25 de dezembro de 2022, comemora seu “Jubileu de Platina”- 70 anos.

bottom of page